Aguarde, carregando...

Previsão Orçamentária

Previsão Orçamentária
Publicado em : 14/10/2021 09h31

O que é mais importante para se considerar e como fazê-la?

A previsão orçamental tem um papel muito importante na vida condominial. Mudança do valor da cota mensal, manutenções atrasadas ou malfeitas, aumento da inadimplência, tudo isso pode deixar um síndico de cabelos brancos.

A previsão orçamentária é um planejamento do que vai ser gasto em recursos e investimentos para o próximo ano do condomínio, conseguindo assim manter as despesas controladas sem supressas desnecessárias.

Controlar as finanças de um condomínio é parte importantíssima para uma boa gestão, é a previsão orçamentária também faz diferença e sustenta o empreendimento por aquele ano seguinte.

Como fazer a previsão orçamentária?

Abaixo listamos alguns tópicos importante para sua previsão:

Conheça o histórico de contas do condomínio

Ter em mãos o último ano e se possível o anterior fará com que vocês tenham uma visão mais aberta de como está seu condomínio e sua realidade para aqueles períodos. 

Peça ajuda para a administradora

O auxílio de uma administradora de condomínios é se suma importância para a elaboração da previsão orçamentária.
Elas trabalham junto ao síndico para entender as necessidades do condomínio para o próximo período.

Separe as contas do condomínio em grupos e faça uma média mensal

Sempre que dividimos todas as contas conseguimos ter uma visão geral delas, colocando os itens e fazendo uma média conseguimos avaliar em quais meses gastamos mais e o porquê daquele gasto, conseguindo assim um orçamento mais preciso para o próximo período.

Podemos agrupar nossas despesas da seguinte forma:

  • Folha de pagamento: independente se seu condomínio tem funcionários fixos ou terceirizados é de fundamental importância ter todos listados para conseguir visualizar os gastos com esse setor;
  • Manutenção e conservação: Aqui listamos todos os gastos recorrentes e eventuais do condomínio. Nesse setor é muito importante observar se o valor que está sendo pago está de acordo com o mercado;
  • Contas de Consumo: Aqui entramos nas contas recorrentes do condomínio, água, luz, gás etc.  Temos que tomar cuidado em relação ao consumo e quando a cobrança é feita por meio de rateio sempre temos que conscientizar os moradores.
  • Despesas administrativas: Neste tópico colocamos os valores da administrado do condomínio e os honorários do síndico, ou sua isenção.
  • Materiais de consumo: Os itens do dia a dia do condomínio devem ser listados aqui é sua média de consumo, como sacos de lixo, café para os funcionários, uniformes, limpeza etc. Lembrando que na compra desses itens é muito importante que se faça a cotação com pelo menos com três fornecedores diferentes.
  • Gastos diversos: Listamos as despesas com o administrativo, cópias, cartório, seguro do prédio etc.

Projete o índice do próximo período

A maioria dos contratos leva em consideração o índice IGPM. É importante observar quando é o vencimento deles para que o cálculo do índice seja a partir daquela data.
Em relação aos salários de funcionários, o aumento e data serão de acordo com o sindicato de cada setor, podendo variar entre regiões.

Observe as inadimplências

Nenhuma previsão orçamentária funciona sem se levar em conta as inadimplências.
Esse problema deve ser tratado durante o ano, o síndico acompanhando de perto para que as dívidas não cresçam e impactem na previsão orçamentária do ano.

Separe o que será de gastos com manutenção é o que será de benfeitoria para o condomínio

Como os gastos são separados entre morador e proprietário é muito importante que as contas estejam separadas e nítidas.
A administradora junto ao síndico deve definir se o prédio terá um fundo para obas é um fundo de reserva que não poderá ser usado para dívidas cotidianas que serão pagas pelas cotas mensais.

Deixe sempre um “respiro”

Fazendo a previsão é definindo aos valores a serem pagos, é muito importante que não deixe tudo muito apertado com os gastos, é importante que as cotas tenham um “respiro” seja um mês que precisamos de um reparo, ou aquele em que tivemos mais atrasos, é sempre bom ter em torno de 4% a 5% para que o síndico e a administradora consigam trabalhar de forma mais tranquila.

Para finalizar vamos apresentar a previsão para a assembleia

Esse é o momento que temos para esclarecer as dúvidas, lembrando que o síndico deve estar preparado para que não haja divergências em suas explicações e que não ceda a pressão dos moradores, junto a ele os funcionários da administradora também estarão presentes para ajudá-lo nessa tarefa.
Uma boa ideia é sempre repassar a previsão orçamentária para os moradores antes das assembleias, isso fará com que eles tenham um tempo para ler e chegarem um pouco mais preparados para a assembleia.

Conte com a Connect Condomínios para te ajudar em sua previsão orçamentária.