Interfone com defeito. Quem deve pagar o conserto?
O interfone é uma ferramenta muito importante para quem mora em condomínio pois é através dele que conseguimos manter a segurança do prédio, a comunicação entre portaria e apartamento e vice-versa e em alguns casos a comunicação entre apartamentos.
Como todo aparelho eletrônico seu uso requer manutenção, mas em caso de condomínios quem paga quando ele estraga?
Na maior parte dos casos a responsabilidade pela manutenção do interfone fica para o condomínio, mesmo quando o defeito acontece dentro de um apartamento apenas.
Diante de uma reclamação de mal funcionamento o morador deve informar ao síndico e ele deve acionar a empresa de manutenção de costume do prédio e os profissionais devem avaliar de onde vem o problema.
Se o problema for na central, cabeamento ou defeito a responsabilidade é do condomínio, porém se for constatado que o defeito se deu origem por um mal uso do equipamento o morador deve arcar com a manutenção.
E importante que cada condomínio deixe bem claro em seu regimento interno sobre a responsabilidade em casos como esse, evitando assim problemas e mal-entendidos quando ocorra o caso.