As principais funções do zelador de um condomínio
Conhecer as funções do zelador é fundamental, principalmente para não se confundir com as funções do síndico, pois embora ambas sejam fundamentais em um condomínio, cada cargo tem uma função específica.
Um zelador é um personagem geralmente presente em áreas comuns, corredores e entradas de edifícios. Ele tem contato direto com o síndico, auxilia na solução de problemas do dia a dia do condomínio e também auxilia nas atividades administrativas.
Realize inspeções e pequenos reparos
Uma das principais funções do zelador é fiscalizar as instalações prediais como pátios, corredores e áreas comuns para fiscalizar os itens que precisam de reparos ou limpeza, além de monitorar o funcionamento do sistema elétrico e hidráulico, elevadores, entre outros.
As atividades do zelador também incluem: acender e apagar lâmpadas, substituir interruptores e lâmpadas, consertar portões e telhados, substituir fechaduras e controlar portas e janelas.
Sempre que constatada alguma irregularidade durante a fiscalização, o zelador deve comunicar ao síndico a necessidade de conserto, apresentar sugestões ou relatar fatos estranhos para que as providências necessárias sejam tomadas
O zelador também é responsável pelo atendimento aos funcionários das empresas de água, luz, telefone e TV a cabo; solicitar acesso de visitantes por intercomunicação aos proprietários das unidades; observe a movimentação de pessoas nas redondezas e controle a movimentação de pessoas e veículos.
Outra função do zelador é receber mercadorias, materiais e equipamentos, conferindo as notas fiscais caso os produtos sejam destinados ao condomínio.
Se as encomendas forem remetidas aos condôminos, cabe ao zelador realizar a entrega aos proprietários.
Ainda, também é tarefa do zelador distribuir as correspondências nos apartamentos.
Supervisionar reformas e obras
É responsabilidade do zelador realizar a supervisão de reformas e obras que acontecem dentro do condomínio. Dessa maneira, o profissional deve:
- fiscalizar e acompanhar os serviços de manutenção e reparos das áreas comuns;
- zelar e inspecionar a prestação dos serviços;
- comunicar ao síndico os imprevistos que aconteceram durante as obras;
- ajudar no cadastro dos prestadores de serviço;
- comunicar ao síndico sempre que algum morador realizar reformas que interfiram na rotina do condomínio.
Conhecer o regimento interno e regras de convivência
O zelador também deve ter pleno conhecimento acerca do regimento interno do condomínio, uma vez que deve reportar ao síndico sempre que as normas forem descumpridas pelos moradores, prestadores de serviços e colaboradores do condomínio.